PRÓXIMOS EVENTOS

3Mar.
Sáb. 03/03 15:00 - Sáb. 28/04 17:30
Exposição - Olhares Poéticos - na Lousã
Lousã
27maio
Dom. 27/05 10:30 - 13:00
THE COLOR RUN™ Coimbra 2018

siga-nos no facebook

Siga-nos no Instagram

Newsletter

Serra da Boa Viagem

Miradouro da Bandeira Miradouro da Bandeira


A Serra da Boa Viagem, na freguesia de Quiaios, concelho da Figueira da Foz, guarda pedaços da história da terra, e da Terra.

Com cerca de 400 hectares e 260 metros de altitude, é digna de se palmilhar de uma ponta à outra. Poderá conhecê-la por estrada asfaltada, por caminhos de terra batida, ciclovia ou por trilhos (ex. Rota da Boa Viagem). 

Para além de ser preenchida ao longo da sua extensão por um parque florestal, com parque de merendas, parque infantil e circuito de manutenção, a Serra da Boa Viagem dispõe de dois miradouros muito afamados pelas vistas que alcançam: o Miradouro da Vela, que cobre o jardim salgado da Figueira da Foz e toda a baía de Buarcos e da Figueira; e o Miradouro da Bandeira, onde em dias limpos se avista o areal extenso até à Praia da Vagueira, já no distrito de Aveiro.

No recinto da Serra, podemos encontrar a Cascata da Pedreira, a Capela de Santo Amaro, o edifício do Abrigo da Montanha, e ainda o Cabo Mondego. Este monumento natural desenhado pela ira do Atlântico, na parte ocidental da Serra, encerra magníficas falésias, arribas, fósseis e… pegadas de dinossauros. Aqui foram descobertas, no séc. XIX, meia centena de pegadas de dinossauros carnívoros (Megalosaurus).

Os sedimentos que compõem a escarpa - essencialmente calcários, calcários margosos e margas - datam do período Jurássico Médio/Superior, a julgar pela existência de fósseis como as amonites, um grupo de moluscos cefalópedes semelhantes às lulas e chocos que chegaram aos nossos dias.

A “Pedra da Nau”, um penedo com a forma de nau encalhada, é outra obra de arte do mar. Nesta zona, encontramos jazigos de carvão (lignite) que foram alvo de exploração entre 1773 e 1967 – um dos prenúncios da Revolução Industrial em Portugal.

A indústria extractiva e energética está aqui instalada: o Parque Eólico da Serra da Boa Viagem, que todos os anos produz em média 16 GWh de energia, e a cimenteira CIMPOR, à qual é necessário pedir autorização para poder visitar alguns destes locais.

 

Onde ficar:
ComVida Quiaios

Ler 1099 vezes

Deixe um comentário

Pesquisar

Atividade no Facebook