PRÓXIMOS EVENTOS

20 Jul.

O São Tomé de

...

siga-nos no facebook

Siga-nos no Instagram

quarta, 28 setembro 2016 21:41

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova dará lugar a hotel


No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, foi ontem apresentado no Convento de S. Francisco, o projeto Revive: uma ferramenta que permitirá reabilitar património histórico sob alçada do Estado tendo por finalidade a exploração turística. A apresentação esteve a cargo do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado. 

São 30 os edifícios que serão alvo do projeto, entre os quais o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. Além deste, até ao final de 2016, serão ainda intervencionados outros 10 edifícios: Convento de São Paulo (Elvas), Castelo de Vila Nova de Cerveira, Fortaleza de Peniche, Mosteiro de São Salvador de Travanca (Amarante), Mosteiro de Arouca, Pavilhão do Parque (Caldas da Rainha), Paço Real de Caxias (Oeiras), Forte do Guincho (Cascais), Castelo de Portalegre e Quinta do Paço de Valverde (Évora).

O programa pretende proteger tanto investidores como edifícios - por um lado, ao manter o património nas mãos do Estado, e por outro, ao determinar a concessão sob um compromisso de reabilitação e valorização do espaço por parte dos investidores, que terão ainda à sua disposição cerca de 150 milhões de euros de financiamento do Turismo de Portugal. Segundo Ana Mendes Godinho."já há muitos interessados, nacionais e internacionais”.

O Mosteiro de Santa Clara-a-Nova foi mandado construir por D. Isabel de Aragão em 1649, e é aqui que se mantém o seu túmulo. Após a extinção das ordens religiosas, o mosteiro serviu de instalações para o Exército Português.

 

Deixe um comentário

Pesquisar

Atividade no Facebook