PRÓXIMOS EVENTOS

21Jan.
Dom. 21/01 15:00 - 17:00
Braga B x Académica - jornada 21
29Jan.
10Mar.
Sáb. 10/03 08:00 - Dom. 11/03
Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

siga-nos no facebook

Siga-nos no Instagram

Convento de São Domingos


O primitivo Convento de São Domingos, mandado construir pelas Infantas D. Teresa e D. Branca, no séc. XIII, mais tarde, acabaria por ser abandonado devido aos implacáveis humores do Mondego.

Em 1546, D. João III autorizou a mudança de localização deste Convento para a Rua da Sofia - propriedade de Santa Cruz.
Isidoro de Almeida foi o arquitecto responsável pela nova casa conventual, introduzindo importantes novidades em relação ao modelo castelhano vigente.
Em 1834, a Igreja do Convento - nunca terminada - acabaria por ser vendida. Desde então, foi usada como oficina e garagem de automóveis e, desde a década de 80, incorpora o Centro Comercial Sofia. Da estrutura, resta a Capela de Jesus e a cabeceira, onde funciona, atualmente, um café. A Capela do Tesoureiro, outro dos seus elementos, assinada por João de Ruão, foi movida para o Museu Nacional de Machado de Castro.
Em 2008, após o início da construção de um estacionamento subterrâneo, na Av. Fernão Magalhães, foram descobertos, a cerca de 8 metros de profundidade, os vestígios arqueológicos do convento original, cuja localização exata era, até então, desconhecida.


Em Abril de 2015, a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) concluiu o processo de desclassificação do monumento, com base num parecer da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura.  

 

Deixe um comentário

Pesquisar

Atividade no Facebook

Agenda

loader