PRÓXIMOS EVENTOS

20 Jul.

O São Tomé de

...

siga-nos no facebook

Siga-nos no Instagram

domingo, 22 maio 2016 01:02

Quem é, afinal, o público dos museus?

Esta semana foram conhecidos os principais resultados do Estudo de Públicos dos Museus Nacionais, uma iniciativa da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) em colaboração com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL).

Ao longo de um ano (dezembro 2014 – dezembro 2015), foram registados 13.853 questionários válidos (47% portugueses, 53% estrangeiros) realizados no final das visitas em 14 museus tutelados pelo Estado.

Este estudo permitiu traçar o perfil do visitante português e estrangeiro:
 

Visitante Português

- jovem (35-44 anos);

- predominância do género feminino (56%);

- com estudos superiores (67%);

- com profissão nas áreas intelectuais e científicas;

- residência na Área Metropolitana de Lisboa (56% - sendo que aqui se encontram 10 dos 14 museus), Centro ( aprox. 20% - onde se situam 2 museus) e Norte (18%).

 

Visitante Estrangeiro:

- 72% provêm de países europeus (1 em cada 4 são franceses – um dos resultados que terá grande impacto na estratégia de comunicação dos museus que terão de se adaptar a este público);

- Países com grande expressão: Brasil, Espanha, Itália, EUA.
 

O grau de satisfação dos visitantes nos 14 museus também foi objeto de análise: 96,7% fez uma avaliação muito positiva da experiência. Os visitantes salientaram como uma das mais-valias dos museus, a forma como foram recebidos e orientados pelos seus funcionários.

Este foi o mais representativo estudo do género em Portugal, cujos resultados servirão de base para a definição de estratégias de captação e fidelização de público e criação de melhores políticas culturais.

O Estudo de Públicos dos Museus Nacionais teve como mecenas a Fundação Millennium BCP e a ONITELECOM e os resultados finais serão apresentados até ao final de 2017.

 

Deixe um comentário

Pesquisar

Atividade no Facebook