Esta semana foram conhecidos os principais resultados do Estudo de Públicos dos Museus Nacionais, uma iniciativa da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) em colaboração com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL).
Ao longo de um ano (dezembro 2014 – dezembro 2015), foram registados 13.853 questionários válidos (47% portugueses, 53% estrangeiros) realizados no final das visitas em 14 museus tutelados pelo Estado.
Este estudo permitiu traçar o perfil do visitante português e estrangeiro:
- jovem (35-44 anos);
- predominância do género feminino (56%);
- com estudos superiores (67%);
- com profissão nas áreas intelectuais e científicas;
- residência na Área Metropolitana de Lisboa (56% - sendo que aqui se encontram 10 dos 14 museus), Centro ( aprox. 20% - onde se situam 2 museus) e Norte (18%).
- 72% provêm de países europeus (1 em cada 4 são franceses – um dos resultados que terá grande impacto na estratégia de comunicação dos museus que terão de se adaptar a este público);
- Países com grande expressão: Brasil, Espanha, Itália, EUA.
O grau de satisfação dos visitantes nos 14 museus também foi objeto de análise: 96,7% fez uma avaliação muito positiva da experiência. Os visitantes salientaram como uma das mais-valias dos museus, a forma como foram recebidos e orientados pelos seus funcionários.
Este foi o mais representativo estudo do género em Portugal, cujos resultados servirão de base para a definição de estratégias de captação e fidelização de público e criação de melhores políticas culturais.
O Estudo de Públicos dos Museus Nacionais teve como mecenas a Fundação Millennium BCP e a ONITELECOM e os resultados finais serão apresentados até ao final de 2017.